Grávida Pode Fazer Exercícios?

Sim. Grávida pode fazer exercícios!

Segundo recomendação da OMS, a mulher grávida pode fazer exercícios. Tanto gestantes, como no pós-parto precisam fazer pelo menos 150 minutos semanais de  atividade física, como forma de obter benefícios para a saúde materna e também do bebê, como você verá logo a seguir

Índice

Quais exercícios grávida pode fazer?
Grávida pode fazer academia?
Grávida pode fazer exercícios em casa?
O benefício dos exercícios na gestação
As melhores profissionais dos exercícios para gestantes
O benefício dos exercícios na gestação
O benefício dos exercícios no pós parto


Certamente você já sabe a resposta.

Afinal, não é nenhum segredo que os exercícios fazem bem para a saúde da humanidade. Porque manter o corpo em movimento favorece o fortalecimento de músculos, articulações e órgãos vitais. E para nós gestantes, não é diferente.

Mas quando o assunto é exercício, uma das perguntas que mais nos fazemos ao descobrir o positivo é: Que movimentos nós gestantes podemos ou não fazer?

De acordo com médicos de todo o mundo, grávidas podem fazer exercícios durante todo o período gestacional.

Ainda assim, o importante fazer os movimentos de forma correta para cada período da gravidez.

Qual tipo de exercício a grávida pode fazer?

Em resumo, existem exercícios para gestante no 1º trimestre, exercícios para gestante no 2º trimestre e até mesmo exercícios para gestante no 3º trimestre.

Os exercícios para grávidas, devem ser orientados por especialistas em gestantes, pois são compostos por atividades variadas e em geral, que vão desde caminhadas a movimentos de alongamento, sempre com foco no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico e abdominal.

Gestante Pode Fazer Academia?

Em primeiro lugar, a recomendação da OMS, é que mulheres que já praticam atividades aeróbicas e de alta intensidade antes da gravidez, ou aquelas que são fisicamente ativas, devem continuar essas atividades durante a gravidez e também no pós-parto.

É importante ressaltar que neste momento o médico ou médica que acompanha a gestante é quem deve liberá-la para a prática dos exercícios.

Mas é bom enfatizar, que sempre que você tiver dúvidas sobre o posicionamento de um profissional, é muito importante buscar uma segunda ou terceira opinião.

Grávida Pode Fazer Exercício em Casa?

Nesse sentido, nossas atividades em casa, por si só, já são como malhar na academia, e em modo prolongado.

Mas da mesma forma que nas academias, existem muitos exercícios que as mulheres gestantes podem fazer em casa. Devendo assim, seguir as orientações de um profissional qualificado e respeitar seus limites e os sinais do seu corpo.

Por exemplo, fazer alongamentos  e exercícios de intensidade moderada são alguns dos tipos de exercícios que mulheres grávidas podem fazer em casa independente da fase da gestação.

Ou seja, fazer exercícios durante toda a gestação é a melhor receita para garantir uma gravidez com menos dores, e com certeza trazer mais saúde para si e para seu bebê.

Enfim, movimente-se sempre que puder, da forma que der, mesmo quando não quiser.

Quais os Benefícios de Fazer Exercícios na Gestação

Em princípio, fazer exercícios durante a gestação poder te ajudar a acabar ou prevenir os maiores problemas desta fase, podendo até mesmo controlar sintomas e causas de doenças preexistentes.

Mas esta lista é muito mais extensa, quando olhamos a vida como um todo. Pois são enormes os benefícios para as mamães que fazem exercícios durante toda a gravidez.

Os principais são:

  • Diminui do risco de pré-eclâmpsia;
  • Previne e/ou reduz a hipertensão gestacional;
  • Evita o diabetes gestacional;
  • Diminui o ganho excessivo de peso;
  • Prepara o corpo para o parto natural;
  • Reduz o stress;
  • Previne a depressão pós-parto,
  • Reduz os risco de natimortalidade;
  • Auxilia na circulação sanguínea;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Aumenta a produção de hormônios do bem estar;
  • Traz melhores sensações para a Mamãe e para o Bebê;
  • Aumenta a imunidade contra vírus e bactérias;
  • Fortalece o corpo da Mamãe para as mudanças da gestação;
  • Prepara o corpo para parto natural;
  • Melhora a dilatação para o parto;
  • Auxilia para um parto com menos dores;
  • Evita cirurgias desnecessárias no parto;
  • Fortalece o assoalho pélvico;
  • Previne a incontinência urinária.

Quais os Benefícios de Fazer Exercícios no Pós Parto

De fato, durante o pós parto, o corpo trabalhará para colocar tudo em ordem de novo. Ou seja, é aí que entram os exercícios de pós parto, e eles são recomendados mesmo para as mamães que fizeram cesariana.

Veja as vantagens:

  • Auxilia na liberação do peso que se ganhou durante a gestação;
  • Equilibra a produção de leite;
  • Acelera a recuperação da forma física;
  • Corrige a postura;
  • Previne problemas na coluna;
  • Aumenta a percepção corporal;
  • Fortalece membros;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Aumenta a imunidade contra vírus e bactérias;
  • Aumenta a sensação de prazer na hora do sexo;
  • Melhora os níveis de hormônios do bem estar;
  • Reduz o stress;
  • Ajuda na prevenção ou controle da depressão pós parto;
  • Passa para o bebê a sensação de bem estar da mamãe;
  • Fortalece o assoalho pélvico;
  • Previne a incontinência urinária.

Afinal, é muito comum mulheres não praticarem nenhum tipo de exercício na gestação, por pensarem que pode fazer mal ao bebê.

Mas agora que você já sabe que pode fazer exercícios e os seus benefícios, coloque em prática e compartilhe este post com outras gestantes.

Mas vale relembrar, que antes de praticar qualquer exercício, você deve consultar o seu médico ou médica.

Afinal, o foco é levar saúde para sua vida e para a vida do seu bebê.

Como Escolher Uma Boa Profissional

Por fim,  escolher uma profissional na área não é tarefa fácil, já que para isso é preciso encontrar aquela pessoa que vai de encontro com a sua filosofia de vida e que entenda o seu momento, como por exemplo, a falta de disposição e também de tempo.

Mas se você quiser conhecer as profissionais mais qualificadas do mercado no assunto exercícios para gestantes, nós testamos vários programas de exercícios para gestantes e escrevemos um artigo sobre eles chamado “As 3 Melhores Profissionais Em Exercícios Para Grávidas“.

Um grande abraço e até a próxima… 🤗

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